Programa de Prevenção de Danos

Segurança
para a sociedade

Como forma de prevenir danos e acidentes, criamos o Sistema de Gestão de Prevenção de Danos que traz ações e soluções de segurança para a sociedade distribuídas em 4 pilares:

Programa de Prevenção de Danos

Cadastro Integrado de Ativos

Emergência e Reparo

Gerenciamento
de Riscos de Obras

Antes de começar uma obra nas ruas e/ou calçadas:
imagem mobile
1. Verifique a existênica de redes de gás no local de escavação

Para isso, acesse nosso mapa de tubulações e conheça a localização de redes, ramais e gasodutos. Além do mapa virtual, também é preciso ficar atento às sinalizações em campo, que apontam o local de tubulações de gás.

Ah, as informações do mapa servem apenas para indicar se o endereço possui tubulações de gás natural e não dispensam a necessidade do cadastro de redes e ramais para a localização desses ativos

2. Encontrou tubulações de gás no seu caminho? Entre em contato com a nossa Orientação Técnica.

Sem complicações: acesse o Comgás Virtual, vá em Suporte a Concessionárias e Construtoras e clique em Agende Agora. Se já tiver conta, faça o login e fale com nossa equipe técnica. Se você não tiver uma conta é só clicar em Criar Cadastro.

Além de suporte e orientação técnica, nós também disponibilizamos pelo portal Comgás Virtual o download automático dos cadastros de tubulações, e a opção de download de desenhos e croquis mais detalhados da área. Para obras emergenciais, fale com a gente pelo telefone 08000 110 197, opção 2.

Hora da obra
imagem mobile
1. Treinamentos e capacitações: Tenha um especialista por perto

Ter uma autoridade em segurança no seu time pode facilitar e agilizar sua obra. Foi pensando nisso que criamos treinamentos gratuitos (presenciais ou online) para quem atua na área.

Nossas capacitações incluem prevenção de danos, segurança do trabalhador e da população, treinamento em leitura e interpretação dos nossos cadastros, sinalizações em campo e procedimentos de segurança.

Além disso, também incluímos treinamento para o bom uso dos canais de suporte e uma trilha online de Prevenção de Danos, para quem precisa garantir a segurança em operações próximas aos nossos ativos. Para agendar os treinamentos, mande um e-mail para ppd@comgas.com.br.

Nossos cursos também são direcionados a zeladores, zeladoras, porteiros e porteiras de condomínios. Assim, esses profissionais podem ajudar os moradores a prevenir danos e acidentes

2. Conhecer mais sobre os procedimentos ajuda a evitar acidentes

Com o mapa, os dados das redes e ramais em mãos, você deve manter os tubos da sua obra a uma distância segura de outras redes de gás.

Para escavações feitas próximas a redes e/ou ramais, siga as instruções abaixo:

Método não destrutivo paralelo à rede de gás

A navegação do furo deve sempre manter uma distância mínima de 2 metros da rede de gás. A abertura manual de valas de sondagem¹ sobre a rede é essencial para confirmar a direção da rede ou ramal.

Método não destrutivo perpendicular à rede de gás

A navegação do furo deve sempre manter uma distância mínima de 2 metros da rede de gás. A abertura manual de uma vala de sondagem no exato ponto de cruzamento da rede ou ramal é necessária para a visualização do furo-piloto e da puxada do alargador e do tubo.

Escavação sobre o ativo Comgás

Para distâncias maiores ou iguais a 1 metro, o processo de escavação pode ser mecânico. Se a distância for menor que 1 metro, a escavação deve ser manual.

Algumas coisas podem causar interferências nas redes de distribuição e ramais. Por isso, é preciso ficar atento ao espaçamento final após a instalação quando há na área da obra:

• Fibra óptica, adutoras, redes de esgoto ou águas pluviais: distância mínima de 50 centímetros

• Linhas de alta, média e baixa tensão elétrica: distância mínima de 1 metro 

• Aterramentos de média e alta tensão elétrica: é preciso fazer estudo de interferência eletromagnética, conforme a NBR-12712

• Gasodutos, oleodutos e redes de vapor: distância mínima de 50 centímetros

Atenção! Obras como recapeamento e reforma de prédios podem alterar dados de amarração e profundidade das redes e ramais, fazendo com que haja divergências entre os dados de cadastro e as instalações. Para garantir sua segurança e a da sua obra, siga as instruções acima.

Todas as valas de sondagem devem ser feitas de forma manual, com o auxílio de haste com ponteira de nylon a cada 35 centímetros de profundidade. Isso vai garantir a integridade dos ativos subterrâneos. Normas de referências NBR-12712 e NBR-5419.

Lembre-se:

Se a reforma for na calçada ou na rua, as tubulações de gás devem ser localizadas antes do início da obra, com a presença dos cadastros das redes e ramais em campo para a realização das sondagens. Para isso, é necessário nos consultar antes de iniciar os serviços através do telefone 0800 110 197 e escolher a opção 2.

Para sua segurança!

Caso alguma tubulação de gás seja danificada ou você sinta cheiro de gás, ligue para nós imediatamente pelo
número 08000 110 197, escolha a opção 1 e siga o protocolo abaixo:

• Não acenda a luz ou ligue aparelhos eletrônicos
• Feche o registro de gás
• Abra as janelas para ventilar o local
• Não realize reparos ou consertos (essas atividades devem ser realizadas somente por profissionais qualificados)
Assista nossa trilha de vídeos do Guia Comgás para Prevenção de Danos:

Por meio da colaboratividade, queremos oferecer o gás natural da forma mais segura possível, minimizando os impactos na vida diária das pessoas que vivem ou transitam nas áreas próximas a obras, e nossas iniciativas incluem:

Comunicar antecipadamente e de forma transparente a comunidade em torno das obras.

Intensificar a implementação das sinalizações obrigatórias. 

Continuar trabalhando em conjunto com as autoridades locais responsáveis para coordenar desvio de trajetos, interdições totais ou parciais de vias.

Firmamos também parcerias que nos ajudaram a expandir nossos valores:

A Plataforma Geoinfra, desenvolvida em colaboração com a Prefeitura Municipal de São Paulo, criou um sistema digital que consolida informações das redes de infraestrutura da capital, trazendo mais segurança operacional, produtividade, agilidade e uma gestão mais eficiente de obras e serviços executados em via pública.
O acordo de cooperação com a Sabesp nos levou a desenvolver ações técnicas conjuntas e a implementar novas tecnologias para estimular a execução de obras cada vez mais seguras no subsolo urbano.