Notícias

Sobre a Comgás

COMUNICADO

Em 02/07/21 a Comgás lançou sua Chamada Pública nº 01/2021, com o objetivo de contratar suprimento de gás a partir de 01 de janeiro de 2022.

07 de fevereiro de 2022

Em 02/07/21 a Comgás lançou sua Chamada Pública nº 01/2021, com o objetivo de contratar suprimento de gás a partir de 01 de janeiro de 2022 para atendimento do seu mercado consumidor, em busca de diversificação, competitividade e segurança de abastecimento. Nesta edição os proponentes puderam apresentar ofertas de gás natural e/ou gás renovável (biometano) a ser entregue nos City Gates da Comgás ou nos Pontos de Entrada do sistema de transporte e também para o serviço de carregamento. As propostas poderiam ser feitas tanto por meio de produtos previamente indicados pela Concessionária, quanto com condições customizadas.

Inicialmente foram apresentadas 40 propostas, sendo 27 para gás natural e 12 para biometano, e 1 proposta de serviço de carregamento.


No âmbito do gás natural, a Comgás considerou opções de suprimento que garantiam efetivas condições de entrega a partir de janeiro de 2022, cujas minutas de contrato foram devidamente aprovadas pela Arsesp – Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo, conforme Deliberação 1.261/21. Após esta aprovação, um dos supridores informou não ter mais interesse na continuidade das negociações, restando a Petrobras como ofertante viável.


Desta forma, a Comgás firmou contrato para a compra de 6,4 MM m3/dia com a Petrobrás para suprimento a partir de 01/01/2022 até 31/12/2023, cuja contratação é resultado do Acordo Global firmado em 03/07/2018, que compreendeu, entre outros, o Termo de Compromisso para celebração de futuro Contrato Firme Inflexível de Compra e Venda de Gás Natural, que se apresentou como a melhor opção disponível no mercado atualmente, tanto em termos de prazo (2 anos) quanto preços (11,6% do Brent), inclusive em relação às propostas apresentadas pela própria Petrobras no âmbito do referido processo de chamada pública.

Com esta contratação, a Comgás garante custos competitivos de gás aos usuários do mercado regulado, considerando as ofertas existentes atualmente.

No âmbito do biometano, as negociações seguem em andamento, com a expectativa de celebração de propostas vinculantes ao longo de 2022. Além disso, seguimos incentivando outros potenciais fornecedores, independentemente de terem participado desta Chamada Pública, a nos contatarem para explorar futuras possibilidade de contratação.

Agradecemos a participação daqueles que se interessaram no processo.