Veja como economizar

Notícias

Para economizar em casa, o primeiro passo é saber o quanto se ganha, tirando os descontos, e o quanto se gasta. No caso de contas de água, luz e gás, isso é mais fácil. O mais complicado está no cálculo dos gastos com supermercado, já que pequenas compras nem sempre são computadas.

“É preciso ter uma planilha de orçamento, com todas as despesas fixas”, recomenda Ione Amorim, economista do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). Isso pode ser feito tanto em aplicativos quanto no bom e velho caderninho.

Aí, dá para enxergar de forma mais clara o que é prioridade e o que dá para reduzir. “Fazer as contas de quanto cada coisa custa por ano é importante para que a pessoa leve um susto e reconsidere se realmente aquele gasto faz sentido”, afirma a planejadora financeira Eliane Habib.

A alimentação é uma das maiores despesas em uma residência -e também onde há muito desperdício.

Uma família que gasta, em média, R$ 650 ao mês no supermercado joga no lixo cerca de R$ 180 em alimentos, de acordo com Renata Soares, diretora-executiva do Instituto Akatu, que estimula o consumo consciente.
“O consumidor não pode ir às compras distraído e deve sempre se perguntar se precisa realmente daquele produto”, afirma.

Isso também se aplica ao consumo de água, gás e energia elétrica. “É preciso sair do automático e adquirir novos hábitos, que vão se traduzir em economia financeira e de recursos naturais.”
Veja, a seguir, ideias para reduzir o desperdício dentro de casa.

GÁS

Cozinha
– Escolha a panela adequada ao tamanho da boca do fogão. Se o recipiente for grande demais, o tempo de cozimento será maior. Se for muito pequeno, parte da chama ficará para fora, gerando desperdício
– Fique atento à coloração da chama. Se em vez de azul ela estiver amarelada, é sinal de que o queimador não está bem regulado e pode estar soltando mais gás do que o necessário

– Se a receita permitir, tampe a panela para acelerar o cozimento. Quando possível, use panela de pressão

– Para cozinhar legumes mais duros, corte-os em cubos e não exagere na quantidade de água. Quando começar a ferver, mantenha o fogo baixo

Banheiro
– Faça a manutenção do aquecedor a cada seis meses

– Regule a temperatura do aparelho de acordo com o clima. Usar o equipamento na potência máxima e misturar água fria gera desperdício de gás e de água.

 

Trecho extraído da matéria publicada na Folha de S.Paulo, no dia 25/09/2017.