Comgás registra aumento do volume de vendas e da base de clientes em 2017

Releases

Companhia conectou 106 mil novos clientes nos últimos 12 meses

 São Paulo (SP), 22 de fevereiro de 2018 – A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) encerrou o ano com 106 mil novas conexões, um crescimento de 6%, saindo de 1.685.261 clientes em 2016 para 1.791.226 em 2017.


Resultados operacionais

O volume de vendas da empresa foi 4,2% maior do que no ano anterior, o que equivale a 4,291 bilhões de metros cúbicos em 2017.

O segmento residencial fechou o ano com crescimento de 5,5%, explicado pela adição de 105 mil clientes ao longo de 2017.

Já o volume comercial cresceu 6,1% no ano, com adição de 923 clientes ao longo de 2017.

Na área industrial, o crescimento foi de 3,7% no ano, explicado pela gradual retomada da produção industrial. Destaque para os setores químico/petroquímico, siderúrgico e cerâmico.

O volume do Gás Natural Veicular (GNV) fechou com crescimento de 3,0% no ano. A maior competitividade do gás natural e o aumento de conversões são os principais vetores da retomada do consumo.

Resultados financeiros

A receita líquida da Comgás atingiu R$ 5,5 bilhões no ano, 2,1% menor na comparação com 2016, com a redução de tarifas determinada pela ARSESP embutindo um menor custo de gás, parcialmente compensada pelo maior volume distribuído.

O EBITDA normalizado foi de R$ 1.737 milhões em 2017, um aumento de 18,6% em relação a 2016, refletindo o maior volume de vendas, a correção das margens da companhia pela inflação e também uma melhor gestão de despesas administrativas.

O lucro líquido normalizado pela conta corrente regulatória foi de R$ 767,6 milhões no ano, resultado 38,3% acima de 2016.

Os investimentos totalizaram R$ 460 milhões em 2017. Já a alavancagem líquida normalizada passou de 1,2x em dezembro de 2016 para 1,0x em dezembro de 2017.

 

Sobre a Comgás

A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) — Bovespa: CGAS3 e CGAS5, Reuters: CGAS3.SA e CGAS5.SA e Bloomberg: CGAS3:BZ e CGAS5:BZ — trabalha para ser a melhor alternativa energética para as pessoas, as empresas e a sociedade, oferecendo serviços e soluções que antecipam o futuro. A Comgás vem passando por um processo de grande evolução. Mais do que uma distribuidora de gás natural, a Comgás é, hoje, uma empresa de soluções e serviços em energia.

Com fornecimento ininterrupto e atendimento 24h, a Comgás atende mais de 1,7 milhão de clientes em sua área de concessão no Estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.

A Companhia possui mais de 15 mil quilômetros de rede de distribuição em 88 municípios, abastecendo com gás natural os segmentos industrial, comercial,
residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e disponibilizar gás para usinas de termogeração.