Ambientes da CASACOR São Paulo usam gás encanado e são reconhecidos em prêmio por sustentabilidade

Comgás na mídia

A Casa Sustentável Leroy Merlin – de Gabriela Lotufo e Larissa Oliveira – e a Syshaus – de Arthur Casas – foram escolhidas como vencedoras da categoria Sustentabilidade do Prêmio Casa, do Jornal O Estado de São Paulo, por apresentarem diversas soluções práticas em seus projetos na CASACOR SP. A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás), fornecedora oficial de energia da 32ª edição da CASACOR São Paulo, está presente em ambos os espaços, contribuindo para a proposta deste ano, que é a de inspirar o público a buscar projetos mais sustentáveis e que aproveitar os recursos já existentes e que estão ao alcance de todos.

Os ambientes escolhidos na categoria Sustentabilidade, foram avaliados em diversas frentes, desde a execução, com o método construtivo e a gestão ambiental e dos materiais utilizados na obra, passando pela especificação de acabamentos, revestimentos, louças, metais, eletrodomésticos e mobiliário, com destaque para a escolha das fontes de energia que mantem os ambientes em total funcionamento. Além das placas fotovoltaicas, que captam energia solar, as duas construções contam com gás natural encanado, uma forma de energia limpa e que agrega conforto à praticidade do abastecimento contínuo, sem falhas ou falta de energia.

Primeiro lugar na categoria, as arquitetas Gabriela Lotufo e Larissa Oliveira são as responsáveis pela Casa Sustentável Leroy Merlin deste ano. As profissionais buscaram trazer hábitos sustentáveis, além de utilizarem materiais que possuem este conceito na sua produção, como pastilhas de garrafa pet, divisórias soltas feitas de madeira laminada cruzada e restauro do piso original da casa tombada, entre outros recursos. Neste ambiente, o gerador a gás natural encanado aparece como solução para vários fatores, entre eles redução de mais de 20% na emissão de CO2 versus a geração a diesel; redução de até 50% no custo operacional versus a operação com diesel; além de conforto sonoro (o gerador faz 40% menos barulho que o padrão) e praticidade devido à variedade de tamanhos, modelos e aplicações.

A Syshaus – terceira colocada na categoria, que teve o Jardim de Todas as Cores da Lao Engenharia e Boom Design como segundo lugar – uma nova forma de pensar a residência, é a proposta do arquiteto Arthur Casaspara uma casa de alto padrão, com um método construtivo pré-fabricado modular, que permite erguer toda a estrutura em poucos dias, praticamente sem resíduos e sem água. A construção se transforma, então, em uma peça de design, que pode ser adquirida pelo morador, da mesma forma que se adquire mobiliário. Sendo assim,a lareira a gás natural encanado foi a escolha perfeita para o projeto: além de segurança (a solução conta com sistema de sensor de atmosfera que capta a presença de monóxido de carbono e automaticamente bloqueia a energia, com uso de aviso sonoro), a lareira é muito prática, pois não necessita de uso de lenha e pode ser adaptada a vários modelos, tamanhos e ambientes, pois não precisa de chaminé.

Sobre a Comgás

A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) trabalha para ser a melhor alternativa energética para as pessoas, as empresas e a sociedade, oferecendo serviços e soluções que antecipam o futuro. A Comgás vem passando por um processo de grande evolução. Mais do que uma distribuidora de gás natural, a Comgás é, hoje, uma empresa de soluções e serviços em energia.

Com fornecimento ininterrupto e atendimento 24h, a Comgás atende mais de 1,8 milhão de clientes em sua área de concessão no Estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.

A Companhia possui mais de 15 mil quilômetros de rede de distribuição em 88 municípios, abastecendo com gás natural os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e fornecer gás para usinas de termogeração.

Publicado no Blog do Patricio Nunes em 19/07