Quer ser cliente comgás?

Quero ser cliente

Antes de escavar, garanta a segurança da sua obra.

É tarefa de todos aqueles que estão envolvidos nas obras.

1

Consulte se há rede de gás no endereço da sua escavação

Clique aqui para verificar por on​de passam nossas tubulações. O mapa indica a localização de toda a rede da Comgás, apontando os endereços com presença de gasodutos.

Além disso fique atento às sinalizações, implantadas para ajudar empresas e pessoas a detectar a presença de tubulações de gás.

*Sinalizações não obrigatórias e de caráter meramente informativo.


2

Caso haja rede de gás nas proximidades, solicite o Cadastro Técnico da Comgás

Para obter informações da rede, como posição e profundidade, solicite o cadastro técnico e receba todos os desenhos, croquis e plantas da tubulação de gás com cotas e distanciamentos através do e-mail cadastroderede@comgas.com.br.

A Comgás também disponibiliza para as Concessionárias a possibilidade de baixar os cadastros técnicos e desenhos de forma automática. Para isso acesse o Comgás Virtual, escolha o ícone Suporte às Concessionárias (conforme a imagem ao lado) e faça o seu login para acessar a página.


3

Treinamentos e capacitação

Oferecemos treinamentos gratuitos para funcionários que atuam no campo, com atividades que podem interferir as redes da Comgás, por exemplo concessionárias, construtoras, empreiteiras, entre outras. Estes treinamentos são voltados à prevenção de danos, a segurança dos trabalhadores e da população, onde capacitamos os profissionais a ler e interpretar os cadastros da Comgás.

Para agendar os treinamentos envie um e-mail: ppd@comgas.com.br


4

Conheça as referências dos procedimentos e indicações para a prevenção de danos.

Lembrando sempre de manter os tubos a uma distância que não impacte a rede de gás e proceder da maneira correta com os gasodutos que estão presentes na sua obra.

Os ativos Comgás são: Redes de distribuição (leito carroçável ou calçada independente da pressão) e ramais em geral.

Tipos de interferência:

  • Fibra ótica, adutoras, redes de esgoto, águas pluviais.
  • Linhas de alta, média e baixa tensão elétrica.
  • Aterramentos de média e alta tensão elétrica.
  • Gasodutos, oleodutos e redes de vapor.
 Escavações próximas a redes de Gás
Metodo não destrutivo paralelo a rede de gás Metodo não destrutivo perpendicular a rede de gás Escavação sobre o ativo Comgas Espaçamento final (após a instalação)
A navegação do furo em todas as etapas deverá respeitar uma distância miníma de 2,00 metros Valas de sondagens manuais deverão ser abertas sobre a rede de gás afim de confirmar a direção da rede e/ou ramal.
Obs: atençao ao diâmetro dos alargadores afim de respeitar a distância de 2,0 metros da rede de gás durante a execução do furo.
A navegação do furo em todas as etapas deverá respeitar uma distância miníma de 2,00 metros. No exato ponto de cruzamento com a rede e/ou ramal de gás, deverá ser aberta uma vala testemunho de forma manual e visualizar o furo piloto e a puxada do alargador e do tubo.
Obs: atençao ao diâmetro dos alargadores afim de respeitar a distância de 2,0 metros da rede de gás durante a execução do furo.
Caso vá operar a uma distância maior ou igual a 1 metro, poderá ser utilizado o processo mecânico. Caso vá operar a uma distância inferior a 1 metro, deverá ser utilizado o processo manual. Fibra ótica, adutoras, redes de esgoto, águas pluviais:

Distância mínima: 50 cm.

Linhas de alta, média e baixa tensão elétrica:

Distância mínima: 1,0 metro

Aterramentos de média e alta tensão elétrica:

Deverá ser feito estudo de interferência eletromagnética conforme a NBR-12712.

Gasodutos, oleodutos e redes de vapor:

Deverá ser Atendido o espaçamento mínimo de  50cm.

É imprescindível seguir as orientações da tabela pois as informações cadastrais fornecidas estão sujeitas a alterações de amarração e profundidade devido a limites na precisão do método construtivo, recapeamento de vias e mudanças nas edificações existentes, entre outros.

Normas de referências: NBR-12712 e NBR-5419

Todas as valas de sondagens sobre a rede de gas deverá ser feita de forma manual


5

Esclareça suas dúvidas

Agende com nossos especialistas para obter maiores esclarecimentos e a análise sobre a necessidade de acompanhamento da sua obra.

Ligue para 08000 110 197 e escolha a opção 1, ou através da sequência 2, 1 e 5


6

Emergências

Em caso de situações emergenciais ou cheiro de gás, contate nos imediatamente pelo telefone 08000 110 197.


A inobservância da documentação e orientações técnicas de forma conjunta pode acarretar danos ao patrimônio público e privado, além de colocar vidas em risco. Na hipótese de incidente, aqueles que forem responsáveis pela elaboração e/ou execução da obra poderão ser responsabilizados em todas as esferas (administrativa, cível e criminal) por eventuais danos causados à Comgás e/ou terceiros.
As medidas aqui divulgadas são meios disponibilizados pela Comgás para colaborar com as empresas que atuam em áreas com interferência de rede. Não substituem a avaliação técnica dos responsáveis pela obra, nem os treinamentos e capacitação adequados para os profissionais envolvidos nos trabalhos. Também não eximem nem diminuem a responsabilidade dos terceiros por eventuais danos à rede de gás natural.