Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima
Logon

Programa Amigo

​Para promover o bem-estar de seus colaboradores e dependentes, a Comgás possui desde 1999 o Programa Amigo, um suporte para a solução de problemas de ordem pessoal, sem custo e total sigilo.
 
Para falar com o AMIGO é simples. Basta ligar para o 08000-254321. O primeiro atendimento será feito por um psicólogo que, caso necessário, encaminhará seu caso a um especialista. Os profissionais são altamente qualificados, treinados e com experiência comprovada em assistência breve ou imediata.
 
O Programa Amigo conta com profissionais especializados em áreas diversas, como psiquiatras, assistentes sociais, analistas financeiros, advogados e pedagogos e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os sete dias da semana. Nos feriados e finais de semana, o Amigo dispõe de um plantão para emergências. Você pode ligar quantas vezes for necessário.
 
A confidencialidade absoluta é um dos destaques do Amigo. O programa é executado por uma consultoria externa e, em todas as etapas do processo, desde o telefonema até a conclusão do caso, o colaborador ou seu dependente é atendido exclusivamente por profissionais de assistência que seguem rigorosos padrões de ética. A Comgás só recebe do Amigo dados estatísticos dos atendimentos prestados, sem identificação de nomes, e apenas para o monitoramento da utilização do programa como benefício da empresa aos colaboradores.
 
Veja abaixo algumas possibilidades de orientação do programa:
 
 
Jurídico
 
Todos tememos o que não conhecemos. Por isto, não raro nos sentimos inseguros sempre que precisamos assinar contratos de qualquer espécie, por exemplo:
 
"Preciso assinar contratos sobre aquisição de imóveis, seja com a construtora, com o Sistema Financeiro Habitação ou mesmo com uma pessoa física".
"Vender imóveis nem sempre é mais fácil. Utilize o AMIGO para ter clareza sobre quais são as suas obrigações objetivas, o que compete ao vendedor/proprietário, qual o prazo de entrega, etc."
Efetuar e desfazer uniões não afetam somente nosso estado emocional. Interferem sobre a posse, uso e administração dos bens comuns. Da mesma forma devem ser esclarecidas quais são as obrigações sobre o cuidado e o pensionamento de filhos e dependentes. A guarda e o direito à visitação também devem ser regularizados.
 
Existe um código que rege a relação entre consumidores e prestadores. Quais são os seus direitos de consumidor?
Quando contratamos serviços que não são entregues dentro do prazo.
A compra de objetos e aparelhos que apresentam defeito.
No caso de desistirmos de uma aquisição, quais são as nossas obrigações contratuais?
Como devemos proceder quando as empresas com as quais contratamos desaparecem do mercado?
Como inquilino, quais as taxas que devemos pagar. Podemos interromper um contrato antes do prazo?
Como proprietários, como podemos alugar nossos imóveis de forma mais segura?
Quando somos alvo da suspensão de serviços escolares ou de cobranças indevidas.

 
Psicológico
 
A vida profissional não é linear, pois em alguns momentos podemos questionar se estamos na carreira ou na empresa certa. A dúvida não é um sinal negativo, a partir dela podemos mudar toda a nossa vida, muitas vezes para melhor.
 
Romper um relacionamento amoroso pode causar uma imensa sensação de vazio, um verdadeiro desnorteamento. Nesse momento, buscar ajuda especializada pode significar a diferença entre a superação da crise ou a desestruturação permanente.
 
Nem sempre são os nossos próprios problemas que nos afetam. Por exemplo, quando alguém que é significativo para nós passa por alguma dificuldade. Isto pode nos mobilizar de forma intensa. Talvez você não tenha o poder de decisão sobre a vida do outro, mas sempre será um instrumento de mudança para as pessoas que o rodeiam. Bem orientado você certamente ajudará mais.
 
Educar tornou-se uma tarefa cada vez mais complexa e, a cada dia, mais pessoas se questionam como fazê-lo. Se você passa por dificuldades na relação com seus filhos, use o AMIGO. Através dele você poderá receber orientação especializada.
 
Casais que vivem em conflito por longo tempo tendem a acreditar que não existem saídas. No entanto, elas sempre são possíveis e tornam-se mais claras quando há um profissional, capacitado, que poderá viabilizar uma nova solução.
 
Qual é o limite entre a tristeza e a depressão?
Se você tem se sentido desmotivado, com algum sentimento de estranheza ou se está na dúvida a seu próprio respeito, procure o AMIGO.
O adoecimento físico gera uma grande fragilidade emocional e vice-e-versa. Proteja-se, cuide-se com mais carinho, use o AMIGO.
Conviver com um alto grau de violência certamente traz prejuízos a todos. Quando vivenciamos situações traumáticas, podem ocorrer seqüelas que vão desde uma pequena dificuldade de concentração até o desenvolvimento de graves fobias.
 

Financeiro
 
Administrar recursos financeiros não é uma tarefa simples. Não apenas porque ele é escasso, mas principalmente porque não aprendemos isto em casa ou na escola. A maioria de nós só vai ter a oportunidade de fazê-lo quando começar a trabalhar e a ter que organizar o próprio orçamento.
É preciso derrubar o mito de que precisamos ter muito dinheiro para ter uma vida tranqüila, feliz e equilibrada. Isto só se conquista se tivermos um bom planejamento de nossas contas. O que é mais fácil: aumentar a sua renda ou diminuir seus gastos? Ter controle sobre isto pode significar a diferença entre atingir ou não suas metas.
Às vezes nos encontramos em dificuldades financeiras por motivos como: doença de familiares, altas taxas de juros no mercado ou mesmo por um problema emocional. Nestes momentos, em que gastamos mais do que poderíamos, surgem os empréstimos, dívidas e o descontrole financeiro. O programa pode ajudá-lo a reorganizar sua vida financeira através da avaliação orçamentária. Você poderá ser orientado sobre como e em quanto tempo conseguirá sair de um endividamento, ou sobre como atingir determinada reserva financeira para compra de um automóvel, imóvel ou até mesmo uma viagem.
O dinheiro é uma mercadoria e por isto tem um custo no mercado. Antes de contrair um empréstimo consulte o AMIGO.

 
Social
 
Diante de situações difíceis, solicite uma visita da assistente social para ser orientado juntamente com sua família.
Nunca sabemos o que pode acontecer, o que está por vir! De repente um acidente, um diagnóstico de doença mental, um desajuste familiar causado pelas drogas, a hospitalização de um ente querido, a morte... Todas essas situações promovem uma desorganização tão forte que não sabemos por onde começar a agir, como resolver! Em momentos difíceis como estes, conte com a ajuda de um profissional especializado, um assistente social. Além do apoio, ele o deixará mais seguro e informado das necessidades que o caso requer, como por exemplo: benefícios sociais, recursos comunitários, como proceder nas internações hospitalares, como agir em situações de luto.
 
Para ser orientado sobre benefícios sociais e recursos comunitários conte com o AMIGO.
2017 | Comgás | Todos os direitos reservados