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Desenvolvimento

A Comgás busca continuamente motivar o desenvolvimento pessoal e organizacional de seus colaboradores. Para isso, anualmente realiza um processo de avaliação de desempenho por meio dos contratos de performance e avaliação de competências.
 
Com metas mensuráveis e alinhadas aos objetivos da area e scorecard da empresa, o contrato é definido em um consenso entre colaborador e seu gestor.
 
A avaliação de competência é baseada nos valores e comportamentos esperados dos colaboradores que são amplamente divulgados. Há um momento formal de feedback entre gestor e empregado, além do acompanhamento constante.
 
Além destes dois indicadores, também acontece uma análise de potencial de todos os colaboradores em reuniões com as gerências. São discutidos os caminhos de carreira com base no desempenho atual e a capacidade do funcionário de assumir novas responsabilidades ou migrar para outra área/função na empresa. Para isso, é adotada a ferramenta Nine Box, que identifica os profissionais de maior potencial, a serem direcionados na carreira, e estabelece planos de desenvolvimento aos empregados com baixo desempenho.
 
E se a ideia é proporcionar o crescimento de seus colaboradores, a Comgás investiu em treinamentos que, em 2011, chegaram a 53,7 mil horas, o que representa uma média de 53,5 horas por colaborador.
 
Nos cursos foram abordados temas como o Código de Conduta, prática dos princípios corporativos e integração de novos colaboradores, que englobaram 1,2 mil horas de conteúdos específicos relativos a direitos humanos. Esses treinamentos abrangeram 623 profissionais, ou seja, 61,1% do total.
 
Para complementar, há também o portal corporativo eLearning, acessível aos colaboradores, que oferece diversos cursos corporativos e operacionais, além de módulos sobre conscientização ambiental, ergonomia, nova ortografia, matemática financeira e programas de computador, que são divulgados frequentemente nos canais internos de comunicação. Conhecimento que gera um crescimento pessoal, acima de tudo.
 
A empresa mantém ainda a Academia de Expansão, que ao longo de 24 meses capacita profissionais para entregar os resultados esperados no processo de avanço corporativo, com Zero Lesão e Alta Performance. Os conteúdos abordam as necessidades mapeadas nos macroprocessos de construção e ligações, operações e manutenção da rede e relacionamento com o cliente, com aulas ministradas por profissionais da companhia especializados nos temas. No primeiro ano, o ensino é direcionado ao desenvolvimento das competências técnicas e, no segundo, em relacionamento com o cliente.
 
Aprender novas línguas também faz parte do escopo de incentivo da Comgás, promovendo subsidios para o pagamento de cursos e material didático.
 
Todos estes benefícios podem ser utilizados por até três anos em instituição à escolha do colaborador.
 
E claro, todo esforço tem sua recompensa. Para valorizar seu quadro profissional, a companhia realiza anualmente o Prêmio Comgás, que reconhece autores de trabalhos relacionados à segurança, ao meio ambiente, a iniciativas inovadoras e à integração com as comunidades onde a Comgás está presente e, assim, reforça os valores corporativos.
 
Esta diversidade permeia todas as ações de desenvolvimento, incluindo os profissionais em todas as iniciativas, e em consequência disso, hoje a Comgás faz parte do grupo de empresas agraciadas pelo Governo do Estado de São Paulo com o Selo Diversidade por manter em sua gestão programas em apoio e respeito à diversidade.
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