Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima
Logon

 Comgás inicia obras de ampliação de rede em Guarulhos e ligará 2,5 mil novos clientes

07/07/2010 09:40

A Comgás (Companhia de Gás de São Paulo) inicia no próximo dia 7 de julho as obras de ampliação da rede de gás natural canalizado na cidade de Guarulhos. A estimativa da empresa é, até o final deste ano, levar o gás natural canalizado para cerca de 2,5 mil novos clientes residenciais (apartamentos e casas). O projeto também prevê a conexão de estabelecimentos comerciais, hospitais, indústrias e postos automotivos. Nos próximos quatro anos, espera-se conectar 7 mil novos clientes na cidade.

Os trabalhos de ampliação da rede serão localizados na região da Vila Galvão (Cabuçu, Recreio S. Jorge, Parque Continental e Gopouva), onde até o final deste ano serão instalados cerca de 34 km de rede. O investimento para essa fase está estimado em R$ 7 milhões. “Com a chegada do gás natural canalizado em regiões que não dispunham dessa facilidade, mais moradores de Guarulhos passam a contar com uma matriz energética que oferece mais conforto, segurança e qualidade de vida”, afirma o diretor de Expansão, Marketing e Relacionamento da Comgás, Marcus Bonini. Os primeiros clientes dessa região deverão dispor do gás natural canalizado em suas residências a partir da segunda quinzena de julho.

Cerca de 90% das obras serão realizadas em calçadas e com o método não destrutivo do pavimento, denominado furo direcional. “Esse sistema funciona abrindo-se duas pequenas valas, de aproximadamente 1,5 m x 1,5 m, com 100 metros de distância entre si, e a tubulação é instalada no subsolo. O método faz com que as obras gerem menos transtornos para o trânsito e para a comunidade”, informa o gerente regional, Renato Brandão.

Para minimizar o impacto à população, a Comgás está trabalhando com as Secretarias de Obras e de Trânsito da Prefeitura de Guarulhos para atuação no período das obras. Além disso, serão distribuídos panfletos informativos à vizinhança do entorno das obras sobre a realização dos trabalhos. As redações dos veículos de comunicação da cidade irão receber a programação semanal das obras da Comgás.

O projeto de ampliação da rede de gás natural canalizado na cidade deverá criar novas oportunidades de trabalho na região. Cerca de 200 profissionais estarão envolvidos na construção da rede e no trabalho de instalação interna.

A Comgás abastece Guarulhos desde 1997 e já atende a 15 mil clientes residenciais, além de 67 indústrias (incluindo a Ambev e a Bauducco), 3 projetos de cogeração (incluindo o Hotel Caesar), shopping centers (como o Shopping Bom Sucesso e o Shopping Internacional) e 18 postos de GNV. A empresa é a maior distribuidora de gás natural canalizado no Brasil. Atende a mais de 890 mil clientes em 67 municípios de sua área de concessão, que abrange a Região Metropolitana de São Paulo, Região Administrativa de Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba.

Benefícios e aplicações do gás natural

O gás natural canalizado pode ser utilizado em diversos segmentos de mercado, como industrial, automotivo (GNV), residencial, comercial e para geração de energia elétrica.

No mercado residencial, foco estratégico da expansão da Comgás em Guarulhos, o gás natural entra em substituição ao GLP, ou gás de botijão e também é uma alternativa ao chuveiro elétrico. “O gás natural leva mais segurança e praticidade ao consumidor. Além de não precisar mais armazenar o gás dentro da residência, ele passa a não se preocupar mais se o gás vai acabar no meio da receita, pois o abastecimento é contínuo”, diz Brandão.

Nas residências, o gás natural é utilizado principalmente em fogões e para o aquecimento de água para banho e torneiras. Para utilizá-lo são necessárias algumas adequações. No caso do fogão, por exemplo, é preciso convertê-lo para o gás natural através da assistência técnica do equipamento (caso ainda esteja na garantia) ou pela própria Comgás. Já para os aquecedores de água, costuma ser necessária uma intervenção nas instalações internas do imóvel. A Comgás oferece uma lista de fornecedores qualificados a executar o serviço.

 
Responsabilidade Social

O envolvimento com as comunidades onde está presente é parte da atuação da Comgás. Pensando nisso, a companhia desenvolve uma série de atividades socioculturais, como o Fundo Comgás de Patrocínio Sociocultural.
 
Em 2010, a 3ª edição do Fundo levará a Guarulhos a peça “Caixa Mágica – O Universo do Teatro”, que está em cartaz desde 2004. Com apresentações gratuitas, ela traz aos espectadores o universo do fazer teatral, revelando os bastidores e as funções de diversas profissões envolvidas em um espetáculo. A peça é promovida pelo grupo Barracão Cultural, que desenvolve atividades educativas para estudantes e professores de escolas públicas ou ONGs.

Não é a primeira vez que a cidade recebe um projeto patrocinado pela Comgás. No início deste ano, a 2ª edição do Fundo promoveu a exibição gratuita de filmes no Parque Linear (bairro Parque Continental II), em Guarulhos, através do projeto Cine Tela Brasil. Desde que foi criado, em 2004, esse projeto de cinema itinerante já realizou mais de 3 mil sessões em mais de 300 cidades, sempre com foco no público em idade escolar.

Mais informações para imprensa
 
Suzy Gasparini
Tel: (11) 4504-5101
e-mail: sgasparini@comgas.com.br
 
Elis Clementino
Tel: (11) 4504-5343
e-mail: eclementino@comgas.com.br
 
Isabella Istome
Tel: (11) 4504-5331
e-mail: iristome@comgas.com.br
 
2013 | Comgás | Todos os direitos reservados