Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima
Logon

Aquecedores de água

Print
O aquecedor de gás natural é um aparelho que queima o gás natural produzindo calor, com a finalidade de gerar água quente para vários ambientes da residência ou para comércios. As utilizações mais comuns no aquecimento de água são: banho, pias de banheiro e cozinha, duchas higiênicas, e tanques ou máquinas de lavar. Os aquecedores a gás natural são, normalmente, instalados na área de serviço e podem atender vários pontos de consumo na residência, desde que a rede hidráulica esteja interligada.
 
A temperatura da água é na medida do seu conforto.Depois de um dia inteiro de trabalho, relaxe com um banho potente e na temperatura certa, aquecido a gás natural canalizado.
 
Praticidade:
 
Aquecedores modernos e inteligentes, acionados somente quando você deseja água quente.

Equipamentos compactos, que permitem o controle fácil da temperatura e da pressão
 
Acendimento automático sem chama piloto. A chama só é acesa quando o registro de água é acionado
 
Possibilidade de backup a gás para aquecimento solar
 
Conforto:
 
Oferece um banho quentinho mesmo no inverno.
 
Segurança:
 
Os equipamentos possuem sensor corta-gás, caso a chama de apague.
 

Aquecedor de Passagem

​Neste tipo a água é aquecida no momento em que se abre uma torneira de água quente. Aquecedores de passagem são indicados quando se deseja aquecimento instantâneo de água, sem a necessidade de um reservatório de acumulação.

Necessita de pressão em torno de 5 a 10 metros de coluna de água para o funcionamento em sua plena capacidade.

Ocupa pouco espaço para a instalação.

Trabalha com baixa pressão de gás.

Os tipos de aquecedores de passagem disponíveis no mercado são:

Aquecedor de exaustão natural: os gases provenientes da queima do gás saem pela chaminé naturalmente. É recomendado o uso deste tipo de equipamento em áreas de serviço que permitem as adequações de ambiente exigidas na norma NBR 13103. Existem 2 sub-tipos de aquecedores de exaustão natural:

Com piloto: possui um piloto que fica permanentemente ligado. Não necessita de energia elétrica.

Com acendimento automático: usa a energia de pilhas para a sua ignição. A chama acende quando você abre o registro de água quente e apaga quando você o fecha. Não necessita de energia elétrica.

Aquecedor de exaustão forçada: o aquecedor possui um exaustor interno que força a saída dos gases provenientes da queima através da chaminé. É utilizado, geralmente, em áreas de serviço onde há restrições para atender as condições exigidas pela norma NBR 13103. Necessita de energia elétrica para funcionar. Em geral são equipamentos de maior potência.

Aquecedor de fluxo balanceado: é um aquecedor blindado, o único tipo que pode ser utilizado dentro do banheiro, dentro das condições exigidas pela norma NBR 13103. Possui um duto que utiliza o ar do ambiente externo para a queima e outro que expele o produto da queima para o exterior, podendo este ser de exaustão natural ou forçada.

Aquecedores de Acumulação

Neste tipo de aquecedor a água é aquecida previamente e fica armazenada em um reservatório. Aquecedores de acumulação são indicados quando houver necessidade de grandes volumes de água quente para uso simultâneo, como, por exemplo: em vestiários, cozinhas industriais ou residências com grande número de pontos utilizados ao mesmo tempo e onde a pressão manométrica da água seja baixa (menos de 5 mca).

Necessita de espaço maior para sua instalação.

Possui um piloto que permanece aceso por 24 h/dia, para que o reservatório se mantenha aquecido. ​

Vantagens

Qualidade: banho gostoso, com temperatura confortável do início ao fim, inclusive no inverno.

Maior vida útil do equipamento: os aquecedores a gás natural têm maior vida útil que as resistências elétricas.

Mais seguro: os aquecedores modernos possuem acendimento automático, termostato de segurança que desliga o aparelho em caso de superaquecimento e sensor de chama, que corta o gás no caso de ausência de chama. Além disso, não há nenhum risco de choque elétrico!

Avanço tecnológico: equipamentos automáticos e de última geração garantem o conforto e a segurança ao usuário

Conforto: banho gostoso e relaxante durante o ano todo

Fácil manutenção: além de contar com assistência técnica permanente dos fabricantes, o uso de aquecedores a gás natural reduz a necessidade de manutenção do equipamento, pois se trata de um energético limpo, com queima uniforme e sem emissão de resíduos.

Múltiplas utilizações: o uso do aquecedor a gás natural permite estender a utilização da água quente para outras dependências da residência, como cozinha e área de serviço. Em comércios, o aquecedor a gás natural pode ser utilizado em lavanderias, restaurantes, academias, clubes, hotéis, entre outros estabelecimentos.

Instalação de aquecedores de água a gás natural

​Para a instalação do aquecedor, o ambiente tem de estar de acordo com a norma NBR - 13.103, que rege a adequação de ambientes residenciais para a instalação de aparelhos que utilizem gás combustível. Os serviços a serem realizados para a instalação de aquecedores são:

Fixação do aquecedor na parede;

Ligação do aquecedor às redes de água fria e quente existentes com flexíveis metálicos e registros "abre e fecha";

Ligação do aquecedor à rede de gás natural com flexível metálico e válvula "abre e fecha";

Colocação de chaminé com abraçadeiras e outros acessórios necessários;

Colocação de terminal na fachada;

Regulagem do aquecedor (se necessário);

Adequação da área de serviço para ventilações superior e inferior.

2013 | Comgás | Todos os direitos reservados