Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima
Logon

Cogeração



Cogeração é o processo operado em instalação específica para fins da produção combinada das utilidades de calor e energia mecânica, esta geralmente convertida em energia elétrica, a partir de uma fonte de energia primária que em nosso caso é o GÁS NATURAL.
A cogeração à gás natural é especialmente indicada para empreendimentos que buscam competitividade operacional, autossuficiência energética, segurança e qualidade da energia elétrica recebida e sustentabilidade através da alta eficiência energética da alternativa.
Um sistema de cogeração pode ser configurado a partir de uma Turbina à gás ou de um motogerador.  O aproveitamento térmico aproveitado a partir da geração pode ser aplicado em outras utilidades para o mercado Industrial ou para Comercio e Serviços. As utilidades aplicadas mais comumente são:
- Vapor
- Água quente
- Água gelada (ar condicionado)
A operação e manutenção do sistema podem ser terceirizados, ficando sob responsabilidade dos fabricantes de equipamentos. Também podem ser financiados e operados por empresas ESCO (Empresas de Serviço de Conservação de Energia).
O segmento de cogeração possui tarifa diferenciada frente outros segmentos, para se obter o direito da tarifa de cogeração o projeto deve ser Homologado junto a ANEEL.
2017 | Comgás | Todos os direitos reservados