Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima
Logon

Geração de Energia com Gás Natural

Gás natural para geração de energia

As sucessivas crises hídricas dos últimos anos tem impactado negativamente o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas, que são responsáveis por mais de 60% da geração de energia no Brasil. Como consequência, as usinas termoelétricas centralizadas, movidas a diversas fontes de combustíveis, precisam ser acionadas em suas capacidades máximas, elevando o custo de produção de energia e consequentemente aumentando os gastos com energia elétrica de consumidores, sobretudo de indústrias e comércios.

Neste contexto, a geração de energia elétrica de forma descentralizada, denominada Geração Distribuída (GD), vem ganhando importância na matriz energética brasileira. Além de aumentar a geração de energia elétrica, um dos maiores benefícios da geração distribuída é que ela está próxima da demanda por esta energia, normalmente no mesmo terreno, diminuindo significativamente as perdas com a transmissão de energia.

Além disso, quem gera sua própria energia tem total gestão deste processo, aumentando a confiabilidade e segurança energética que indústrias e comércios precisam para não parar.

Por estes motivos, cada vez mais clientes estão implantando projetos de auto geração de energia elétrica por meio do Gás Natural, um combustível abundante, com baixíssimo nível de emissão de poluentes e entregue por uma rede com alto grau de confiabilidade.

O mercado de equipamentos de geração de energia a gás natural no Brasil é sólido e maduro, com presença dos principais fornecedores mundiais de equipamentos, que é composto de turbinas e moto geradores de energia.

Conheça as principais modelos de geração de energia por meio do gás natural:

Geração de Ponta (“Peak Shaving”)

O modelo de cobrança tarifária praticado pelas concessionárias de energia elétrica tem tornado cada vez mais oneroso para empresas conectadas na Alta Tensão (grandes indústrias e comércios) consumirem energia no horário de ponta (18:30 às 20:30), já que neste horário a tarifa pode custar até 3 vezes mais do que fora deste horário, dependendo da distribuidora.

Neste contexto, a geração de energia a gás natural pode trazer economia de mais de 50% em alguns casos.

Custo da energia no horário de ponta

A Comgás possui consultores especializados para auxiliar sua empresa na elaboração de projetos e aquisição de moto geradores ou turbinas a gás natural para produção de energia elétrica.

Conte com a Comgás! Para mais detalhes sobre como a Comgás pode ajudar o seu negócio a aproveitas as vantagens do gás natural na geração de energia elétrica, envie um email para energia@comgas.com.br com os dados da sua empresa e um breve resumo de suas necessidades.

Temos consultores especializados para auxiliar sua empresa na elaboração de um projeto na medida de suas necessidades.



​​​​
2017 | Comgás | Todos os direitos reservados