Cogeração

Contrate

 
O gás natural é uma excelente alternativa para a geração de energia elétrica. A cogeração é um processo que permite, a partir de um único combustível, a produção simultânea de calor e de energia elétrica.

Assim como ocorre nos veículos, os motores a combustão produzem altas quantidades de calor. Nos automóveis, esse calor é dissipado pelo escapamento. A cogeração consiste em aproveitar grande parte deste calor, gerado pelos motogeradores a gás, nos demais processos térmicos da sua empresa.

O ganho de eficiência nesse sistema proporciona a produção de energia confiável e com baixo custo, podendo tornar a unidade industrial ou comercial autossuficiente na geração de energia elétrica. Esse fato é importante para quem necessita de energia elétrica com fornecimento confiável e ininterrupto, como hospitais, hotéis, edifícios corporativos, shopping centers e indústrias.

Soluções de cogeração de energia

Energia Elétrica + Calor

Solução ideal para indústrias ou comércios que têm demanda por produção de calor, seja para processos produtivos ou mesmo para geração de água quente para banho ou piscinas. Os equipamentos de cogeração podem ser modulares e atender, desde pequenas demandas térmicas, como academias e escolas até grandes indústrias que demandam altas temperaturas para processos de transformação, aquecimento ou higienização.


Energia Elétrica + Frio

Nesta solução de cogeração, o calor residual dos motogeradores a gás é aproveitado nos chillers por absorção, que produzem água gelada para sistemas de ar-condicionado. É a solução ideal para estabelecimentos comerciais e industriais climatizados, pois além de produzir energia elétrica com custo competitivo, ainda é possível reduzir em até 90% a demanda por energia elétrica do sistema convencional de ar-condicionado.

 

Conheça todas as vantagens da cogeração a gás natural:

  • Alta confiabilidade e disponibilidade da rede de gás graças a uma infraestrutura com mais de 90% da tubulação enterrada;
  • Redução significativa de custos operacionais e produtivos, mesmo para empresas no mercado livre de energia elétrica;
  • Alta eficiência energética do sistema de cogeração (pode superar 75%);
  • Confiabilidade: a possibilidade de produção de energia com paralelismo à concessionaria elétrica aumenta consideravelmente a confiabilidade energética do empreendimento;
  • Permite produção simultânea de energia elétrica, calor e frio;
  • Contribui para certificação LEED;
  • Elegibilidade à regulação de microgeração distribuída, para uso da energia excedente em outras unidades da empresa;
  • Autossuficiência energética: a distribuidora de energia pode ser uma fonte redundante de eletricidade;
  • Disponível para pequenas e grandes demandas elétricas. A partir de 15 kW para pequenos comércios a mais de 20.000 kW em indústrias.