Comgás é reconhecida em prêmio internacional de segurança pelo 10º ano consecutivo

Criado por comgas
Releases

A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) recebeu quarta-feira (03/05), na Flórida, nos Estados Unidos, o décimo prêmio de melhor desempenho em segurança de trabalho, o AGA Safety Achievement Award, concedido pela American Gas Association (AGA), entidade que representa mais de 200 empresas americanas de energia.

A AGA premia as empresas com o menor índice de incidentes ocupacionais relacionados aos seus empregados diretos. A Comgás foi reconhecida na categoria “Excelência em Segurança dos Empregados”. Foram analisados os critérios de quantidade de incidentes com primeiros socorros, incidentes de trânsito, afastamentos, tipos de lesões e fatalidades.

“Ficamos muito felizes por mais esse reconhecimento, reflexo de nossa cultura organizacional pautada pelo lema ‘Zero lesão e alta performance’ e de nossa busca permanente por elevar o padrão de segurança em nossas operações. Nossos esforços valem a pena porque salvam vidas e evitam que pessoas se machuquem, com resultados consistentes”, afirma o Diretor de Operações e Serviços, José Carlos Broisler.

“Investimos de forma contínua em treinamentos, na observância e controle do cumprimento dos protocolos e em disseminar a noção da importância de que todos cultivem uma cultura constante de segurança. O Prêmio AGA só nos incentiva a seguir com essa jornada incansável”, afirma Broisler.

Segurança é uma questão prioritária para a gestão da Comgás e a Companhia, hoje com aproximadamente 950 colaboradores diretos e 3.000 indiretos, mapeia todos os processos que possam impactar sua performance em segurança.

Em 2016 foi registrado apenas um incidente com afastamento. Em 2015, por exemplo, já havia sido registrada queda de 41% do número de incidentes com afastamento no ano de 2015 frente a 2014 e uma queda de 57% no total de incidentes com lesão pessoal.

Comgás e segurança
A atuação da Comgás está pautada no lema “Zero lesão e alta performance”, um direcionador da prioridade da Companhia no gerenciamento de riscos e no zelo pela segurança dos empregados (próprios e contratados), dos clientes e da sociedade.

Essa cultura se traduz em práticas e é disseminada por todas as áreas por meio de normas e procedimentos, a exemplo da Política de Saúde, Segurança Meio Ambiente e Integridade de Ativos.

Aplicável a todos os empregados da Comgás, além de fornecedores, contratadas e partes interessadas, a política garante o compromisso com a execução das atividades.

Em primeiro lugar, é feito o mapeamento de todas as atividades, processo que garante a antecipação de riscos e de impactos que possam ser gerados, como lesões pessoais, vazamento de odorante e gás e geração e descarte de resíduos.

Para cada uma das situações, existem procedimentos e soluções que visam minimizar os danos. Para evitar lesões, há um processo criterioso de levantamento de riscos e suas consequências que descreve instruções de trabalhos seguros, treinamentos técnico-operacionais com foco em segurança e os devidos equipamentos.

Ferramenta central de apoio à governança, o Sistema de Gestão Integrado, implantado há mais de dez anos, possui metas de melhoria contínua, como a redução de incidentes operacionais e ocupacionais, abrangendo desde empregados e contratados até os clientes.

Além de atender às normas e adotar processos seguros, as ações corporativas de conscientização reforçam a cultura preventiva. Um exemplo é o Dia da Segurança, em que toda a Companhia dedica-se a refletir sobre condutas seguras e preventivas.

Sobre a Comgás
A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) trabalha para ser a melhor alternativa energética para as pessoas, as empresas e a sociedade, oferecendo serviços e soluções que antecipam o futuro.

Com fornecimento ininterrupto e atendimento 24h, a Comgás atende mais de 1,7 milhão de clientes em sua área de concessão no estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.

A Companhia possui mais de 15 mil quilômetros de rede de distribuição em 87 municípios, abastecendo com gás natural os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e fornecer gás para usinas de termogeração.

Informações para a Imprensa:

Juliana Freitas | Loures Consultoria
Tel.: (11) 98486-9512
E-mail: julianafreitas@louresconsultoria.com.br e imprensa@comgas.com.br

Juan Saavedra
E-mail: juan.saavedra@louresconsultoria.com.br e imprensa@comgas.com.br
Tel.: (11) 99231-6621